Levantamento Populacional

Devido à necessidade de comprovar a eficiência do projeto de manejo principalmente para as entidades internacionais, governamentais e não governamentais, técnicos graduados e doutores em biologia implantaram um sistema de levantamento populacional das áreas envolvidas no projeto.

Coleta de ovos, Incubação, Recria e Engorda , Abate.

O levantamento populacional serve, entre outros parâmetros, para prever a quantidade de ninhos que serão manejados na propriedade.

Ele define o número de animais previsto nesta área, o percentual da população sexualmente ativa, a relação macho:fêmea e o estado corporal dos machos e das fêmeas reprodutivas por amostragem, que em conjunto com os outros parâmetros (régua de nível d’água, regime pluviométrico, forma de distribuição e etc.) possa estimar o índice de postura do local.

Depois de concretizado o levantamento são feitos os cálculos para determinação do número de ninhos estimados. Deste pode-se coletar até 40%, começando pelos mais desprotegidos, sujeitos à predadores naturais. Para melhor entendimento o ciclo produtivo do Cayman yacaré na natureza.